Você já sentiu um inchaço nos olhos em alguma época da vida? Saiba que há diversos motivos para que isso ocorra: alergias, conjuntivite e até gravidez.
Hoje, explicaremos as principais causas dos olhos inchados e seus tratamentos. Confira!
Por que os olhos ficam inchados?
As estruturas oculares, pálpebras e glândulas, incham após o acúmulo de líquido decorrente de diversos fatores, como poeira, atrito e sensibilidade.
Caso esse inchaço dure mais de três dias, é recomendado consultar um médico oftalmologista para diagnosticar e dar início ao tratamento.
Sintomas associados ao inchaço
- Irritação nos olhos, sensação de coceira ou arranhado;
- Visão obstruída;
- Excesso de produção de lágrimas;
- Vermelhidão;
- Ressecamento ou descamação das pálpebras.
Principais causas
- Alergia
A alergia é uma das predominantes causas do inchaço nos olhos, podendo ser de origem respiratória ou por contato com alimentos e medicamentos. É comum que a pessoa apresente, além do inchaço, olhos lacrimejando, nariz entupido, espirros e coceira na pele.
Caso apresente os sintomas, consulte um médico para descobrir a origem da alergia.
- Terçol
O terçol é uma inflamação no olho causada pela infecção das glândulas nos cílios. Essa inflamação pode provocar inchaço, principalmente nas pálpebras, além do surgimento de um caroço semelhante a uma espinha.
Para aliviar os sintomas, faça uma compressa de água morna de 3 a 4 vezes ao dia durante 5 a 10 minutos. Caso não desapareça em 7 dias, faça uma visita ao médico oftalmologista para identificar a causa do problema.
- Picada de inseto
As picadas de insetos também podem causar inchaço nos olhos. Caso outros sintomas surjam, como dificuldade em respirar, vermelhidão e coceira, o tratamento médico deve ser imediato.
- Blefarite
A Blefarite é uma inflamação na pálpebra que ocorre quando uma das glândulas que regulam a oleosidade fica bloqueada. É frequente em quem tem o hábito de coçar os olhos constantemente.
Caso aconteça, faça uma compressa com água morna e coloque em cima do olho por 15 minutos para aliviar o desconforto. Depois, lave os olhos e consulte com um médico oftalmologista para ele indicar qual o melhor tratamento.
- Gravidez
Isso mesmo! Os olhos inchados na gravidez são considerados comuns, pois estão relacionados aos hormônios sobre a veia superficial da pele. Com isso, as veias ficam dilatadas e acumulam líquidos, provocando inchaço nos olhos, rosto e pés.
Caso o inchaço venha acompanhado de dor de cabeça ou pressão alta, é recomendado consultar o médico para identificar possíveis complicações.
Dicas para prevenir o inchaço das pálpebras
Primeiramente, vale ressaltar que nunca é recomendado a automedicação. Procurar um profissional de saúde adequado para realizar o atendimento correto e tratar a questão é a melhor opção. No entanto, fique atento a algumas dicas comuns que podem prevenir o inchaço:
- Fazer um teste de alergia para identificar possíveis remédios e alimentos que causem alterações;
- Sempre usar maquiagens de qualidade e dentro do prazo de validade. Caso esteja em dúvida se o produto causa ou não alergia, faça um teste em seu pulso e observe a reação;
- Se você utiliza lentes de contato, siga de forma rigorosa as normas de higiene e não esqueça de substituí-las no prazo certo.
Ter cuidado é o principal para evitar qualquer desconforto. Por isso, esteja sempre atento aos sinais e, se identificado, procure seu médico oftalmologista.
Drª Paula Borges Carrijo
Oftalmologista
CRM 53336 | RQE 41855