Seus olhos ficam inchados? Saiba quais são as principais causas.

Você já sentiu um inchaço nos olhos em alguma época da vida? Saiba que há diversos motivos para que isso ocorra: alergias, conjuntivite e até gravidez.

Hoje, explicaremos as principais causas dos olhos inchados e seus tratamentos. Confira!

Por que os olhos ficam inchados?

As estruturas oculares, pálpebras e glândulas, incham após o acúmulo de líquido decorrente de diversos fatores, como poeira, atrito e sensibilidade.

Caso esse inchaço dure mais de três dias, é recomendado consultar um médico oftalmologista para diagnosticar e dar início ao tratamento.

Sintomas associados ao inchaço

• Irritação nos olhos, sensação de coceira ou arranhado;
  • Visão obstruída;
  • Excesso de produção de lágrimas;
  • Vermelhidão;
  • Ressecamento ou descamação das pálpebras.

Principais causas

1. Alergia

A alergia é uma das predominantes causas do inchaço nos olhos, podendo ser de origem respiratória ou por contato com alimentos e medicamentos. É comum que a pessoa apresente, além do inchaço, olhos lacrimejando, nariz entupido, espirros e coceira na pele.

Caso apresente os sintomas, consulte um médico para descobrir a origem da alergia.

• Terçol

O terçol é uma inflamação no olho causada pela infecção das glândulas nos cílios. Essa inflamação pode provocar inchaço, principalmente nas pálpebras, além do surgimento de um caroço semelhante a uma espinha.

Para aliviar os sintomas, faça uma compressa de água morna de 3 a 4 vezes ao dia durante 5 a 10 minutos. Caso não desapareça em 7 dias, faça uma visita ao médico oftalmologista para identificar a causa do problema.

• Picada de inseto

As picadas de insetos também podem causar inchaço nos olhos. Caso outros sintomas surjam, como dificuldade em respirar, vermelhidão e coceira, o tratamento médico deve ser imediato.

• Blefarite

A Blefarite é uma inflamação na pálpebra que ocorre quando uma das glândulas que regulam a oleosidade fica bloqueada. É frequente em quem tem o hábito de coçar os olhos constantemente.

Caso aconteça, faça uma compressa com água morna e coloque em cima do olho por 15 minutos para aliviar o desconforto. Depois, lave os olhos e consulte com um médico oftalmologista para ele indicar qual o melhor tratamento.

• Gravidez

Isso mesmo! Os olhos inchados na gravidez são considerados comuns, pois estão relacionados aos hormônios sobre a veia superficial da pele. Com isso, as veias ficam dilatadas e acumulam líquidos, provocando inchaço nos olhos, rosto e pés.

Caso o inchaço venha acompanhado de dor de cabeça ou pressão alta, é recomendado consultar o médico para identificar possíveis complicações.

Dicas para prevenir o inchaço das pálpebras

Primeiramente, vale ressaltar que nunca é recomendado a automedicação. Procurar um profissional de saúde adequado para realizar o atendimento correto e tratar a questão é a melhor opção. No entanto, fique atento a algumas dicas comuns que podem prevenir o inchaço:

• Fazer um teste de alergia para identificar possíveis remédios e alimentos que causem alterações;
  • Sempre usar maquiagens de qualidade e dentro do prazo de validade. Caso esteja em dúvida se o produto causa ou não alergia, faça um teste em seu pulso e observe a reação;
  • Se você utiliza lentes de contato, siga de forma rigorosa as normas de higiene e não esqueça de substituí-las no prazo certo.

Ter cuidado é o principal para evitar qualquer desconforto. Por isso, esteja sempre atento aos sinais e, se identificado, procure seu médico oftalmologista.