Nosso Blog

Lentes antirreflexo: o que são, principais benefícios e tipos mais comuns no mercado

Com a evolução do segmento óptico, começaram a surgir no mercado muitas opções de tratamentos para lentes corretivas. No entanto, muitas vezes as pessoas não conhecem o real benefício desses tratamentos no dia a dia. É o caso do que acontece, por exemplo, com o antirreflexo.

Será que realmente vale a pena investir nas lentes antirreflexo? Quais são as vantagens que elas oferecem na prática? Continue comigo neste texto e descubra tudo o que você precisa saber para fazer uma boa escolha!

O que são lentes antirreflexo?

Antirreflexo é um tratamento dado às lentes com o intuito de reduzir a luz que é refletida na superfície da lente.  Por meio de uma fina película que é aplicada sobre as lentes corretivas, este tratamento consegue barrar reflexos indesejados que podem comprometer a visão.   

Sendo assim, graças a essa tecnologia que funciona como uma camada extra de proteção, o paciente que faz uso de óculos com antirreflexo consegue enxergar de forma clara e nítida. Portanto, esse é um tratamento muito comum de ser aplicado às lentes corretivas, uma vez que confere maior conforto ao usuário. 

Quais são os benefícios desse tipo de lente?

Além de oferecer conforto visual, como mencionei anteriormente, o tratamento antirreflexo também proporciona uma série de outros benefícios aos pacientes que precisam usar lentes corretivas. Confira quais são eles a seguir:

  1. As lentes antirreflexo são ideais para quem passa muitas horas diante de telas de dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares.  Além de aumentar o bem-estar visual, elas ajudam a evitar a fadiga ocular que pode desencadear dores de cabeça, vermelhidão e ardência nos olhos. E o principal: elas também contribuem para reduzir os danos visuais causados pela luz azul que esses dispositivos emitem. 
  2. O tratamento antirreflexo também ajuda a melhorar a estética das lentes, uma vez que a redução na incidência dos reflexos permite que a lente fique mais transparente. Assim, o olhar do paciente é visto pelas outras pessoas com mais nitidez, inclusive em fotos e vídeos. 
  3. Outro benefício do antirreflexo é a proteção que ele oferece aos olhos contra a radiação ultravioleta. Afinal, como já falei em outro post do blog, a exposição excessiva aos raios UVA e UVB sem a devida proteção podem ser extremamente prejudiciais para a visão e a longo prazo podem acabar contribuindo para o surgimento de doenças, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade
  4. Para quem tem o hábito de dirigir a noite, as lentes antirreflexo possibilitam maior conforto na direção. Isso acontece porque essa tecnologia diminui a sensação de ofuscamento provocado pelas luzes dos faróis dos veículos que circulam na direção oposta da pista.  
  5. Por fim, também é importante ressaltar que o tratamento antirreflexo confere mais resistência às lentes contra arranhões, manchas e poeira. Com isso, é possível aumentar a durabilidade dos óculos, principalmente se houver uma combinação com outros tipos de tratamento, como antirrisco. 

Os tipos de lente antirreflexo mais comuns do mercado

Depois de saber o que é antirreflexo e os principais benefícios dessa tecnologia, conheça a seguir as marcas mais comuns do mercado que oferecem esse tipo de tratamento. 

Zeiss

Uma das empresas mais conhecidas do mercado óptico, a Zeiss oferece pelo menos três tipos de tratamento antirreflexo diferentes, e todos com proteção máxima UV, até 400nm:

  • DuraVision Platinum UV: considerada a principal opção da marca, essa lente é mais resistente (principalmente contra riscos) e garante maior facilidade no momento da limpeza das lentes. Cor azulada do reflexo redidual.
  • DuraVision Blue Protect UV: além de contar com todas as vantagens da lente anterior, esse tipo também oferece uma proteção especial contra a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos. Cor azulada do reflexo redidual.
  • DuraVision Silver UV: reduz a quantidade de reflexos, melhorando a nitidez das imagens e por possuir uma camada anti- estática, acumula menos poeira. Cor azulada do reflexo redidual.
  • DuraVision Chrome UV: versão mais simples da Zeiss, essa lente tem um ótimo custo-benefício para quem deseja contar com a tecnologia de antirreflexo da marca nas suas lentes, mas sem gastar muito.  Cor esverdeada do reflexo redidual.

Hoya

Outra marca tradicional no segmento óptico, a Hoya também oferece três tipos de lentes antirreflexo, como é possível ver a seguir:

  • Aqual: versão mais econômica da marca, essa lente apresenta um alto desempenho em relação ao bloqueio dos reflexos. Coloração esverdeada.
  • Clean Extra: considerada uma categoria acima da Aqua, esse tipo de lente proporciona praticidade em relação a limpeza além de resistência contra danos externos. Cor esverdeada do reflexo redidual.
  • No-Risk: além de oferecer todas as vantagens do antirreflexo, a lente no risk conta com um tratamento especial de antirrisco que aumenta a vida útil dos óculos. Cor esverdeada do reflexo redidual..
  • Longlife: é o mais resistente dos antirreflexos no quesito antirrisco, com garantia chegando a 3 anos. Cor esverdeada do reflexo redidual.
  • Bluecontrol: tratamento especial que protege contra a luz azul dos eletrônicos. Pode ser associado ao No-Risk e Longlife. Cor azulada do reflexo redidual.

Essilor

A Essilor é uma das maiores empresas de lentes do mercado e possui uma marca voltada exclusivamente ao tratamento antirreflexo chamada Crizal. Entre as principais lentes Crizal, vale destacar:

  • Crizal Easy: além do antirreflexo, essa lente conta com uma camada extra hidrofóbica, ou seja, capaz de repelir a água e é 8x mais fácil de limpar do que as lentes comuns. 
  • Crizal Forte: 30% mais transparente que a Crizal Easy, 2 vezes mais resistentes a arranhões, 12 vezes mais fácil de limpar do que uma lente comum e atrai 7x menos poeira.  
  • Crizal Sapphire: melhor opção para quem busca mais transparência em suas lentes (50% mais transparência do que a Crizal Forte) aliado a facilidade de limpeza dos óculos e também conta com Fator de proteção solar ocular 35.
  • Crizal Prevencia: essa lente antirreflexo conta com uma tecnologia específica capaz de bloquear raios UV, que atingem diretamente os olhos quando expostos ao sol sem a devida proteção além de fazer filtro seletivo para luz azul. 

E então, o que achou do texto de hoje? Gostou de conhecer mais sobre como funciona o tratamento antirreflexo das lentes oftálmicas? Deixe a sua opinião! 

Compartilhe:

Tudo sobre Glaucoma e Maio Verde

Glaucoma. Não adianta fechar os olhos! De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, em 2040 o glaucoma afetará cerca de 111,5 milhões de

Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?