Coronavírus pode ser transmitido pela lágrima e causar conjuntivite. Veja como proteger seus olhos

O novo coronavírus tem causado muita preocupação no mundo inteiro. Não é para menos. Está se espalhando rapidamente e, em alguns casos, suas complicações podem levar à morte. Muito dessa consequência está relacionada com um hábito extremamente negativo que todos nós temos no dia a dia: passar as mãos pelo rosto. Estudos apontam que essa mania perigosa tem a ver com uma tentativa involuntária de controlar as emoções ou se acalmar.

Seja qual for o motivo, em tempos como agora, quando existe uma ameaça real de epidemia, é necessário manter as mãos mais quietas. De verdade. Porque isso contribui para a disseminação da doença. Eu falo muito para os meus pacientes (e para as pessoas com as quais convivo) que levar as mãos aos olhos é uma prática que deve ser abolida.

Em se tratando do coronavírus, e de outros vírus, tanto a transmissão quanto a aquisição podem ocorrer através de secreções como a lágrima. Além disso, a Academia Americana de Oftalmologia emitiu recentemente um alerta sobre a incidência de conjuntivite, que também é contagiosa, em pacientes infectados. Ou seja, tratar a “mania do toque” nunca foi tão importante.

Transmissão e sintomas
A transmissão do coronavírus acontece via pessoa a pessoa e também pode se espalhar quando as pessoas tocam em um objeto ou superfície com o vírus presente de uma pessoa infectada e, em seguida, tocarem a boca, o nariz ou os olhos.De acordo com o relatório da AAO, pacientes contaminados por coronavírus através dos olhos apresentam conjuntivite e sintomas respiratórios, o que é esperado porque o canal lacrimal é ligado às vias respiratórias. Outros sintomas são febre, tosse e falta de ar.

Cuidados essenciais
– Passou por locais públicos? Lave as mãos ao chegar em casa
– Pare de passar as mãos ou coçar os olhos
– Cubra o rosto com o cotovelo para tossir e espirrarQuanto aos oftalmologistas, é preciso usar sempre óculos de contenção além da máscara.

Tomografia de coerência óptica (OCT)

Ir ao oftalmologista vai além de consultar um profissional para saber se você precisa usar óculos. Em uma consulta são realizados vários procedimentos para saber como