Coronavírus pode ser transmitido pela lágrima e causar conjuntivite. Veja como proteger seus olhos

O novo coronavírus tem causado muita preocupação no mundo inteiro. Não é para menos. Está se espalhando rapidamente e, em alguns casos, suas complicações podem levar à morte. Muito dessa consequência está relacionada com um hábito extremamente negativo que todos nós temos no dia a dia: passar as mãos pelo rosto. Estudos apontam que essa mania perigosa tem a ver com uma tentativa involuntária de controlar as emoções ou se acalmar.

Seja qual for o motivo, em tempos como agora, quando existe uma ameaça real de epidemia, é necessário manter as mãos mais quietas. De verdade. Porque isso contribui para a disseminação da doença. Eu falo muito para os meus pacientes (e para as pessoas com as quais convivo) que levar as mãos aos olhos é uma prática que deve ser abolida.

Em se tratando do coronavírus, e de outros vírus, tanto a transmissão quanto a aquisição podem ocorrer através de secreções como a lágrima. Além disso, a Academia Americana de Oftalmologia emitiu recentemente um alerta sobre a incidência de conjuntivite, que também é contagiosa, em pacientes infectados. Ou seja, tratar a “mania do toque” nunca foi tão importante.

Transmissão e sintomas
A transmissão do coronavírus acontece via pessoa a pessoa e também pode se espalhar quando as pessoas tocam em um objeto ou superfície com o vírus presente de uma pessoa infectada e, em seguida, tocarem a boca, o nariz ou os olhos.De acordo com o relatório da AAO, pacientes contaminados por coronavírus através dos olhos apresentam conjuntivite e sintomas respiratórios, o que é esperado porque o canal lacrimal é ligado às vias respiratórias. Outros sintomas são febre, tosse e falta de ar.

Cuidados essenciais
– Passou por locais públicos? Lave as mãos ao chegar em casa
– Pare de passar as mãos ou coçar os olhos
– Cubra o rosto com o cotovelo para tossir e espirrarQuanto aos oftalmologistas, é preciso usar sempre óculos de contenção além da máscara.