Demência pode ter relação com Catarata e outras doenças oculares.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 550 mil novos casos de catarata são diagnosticados por ano no Brasil. A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 55 milhões de pessoas vivem com demência no país.

Dados alarmantes e que valem um olhar de atenção!

É comum depois de ultrapassar os 40 anos, desenvolver doenças oculares como a catarata. Algo que começa por um desconforto visual: visão embaçada, vultos e, com negligência, progride até a cegueira. (Não deixe chegar a esse ponto, faça check-ups periodicamente).

Mas você sabia que a Demência pode ter ligação com a Catarata?

Um artigo postado no British Journal Of Ophtalmology revela que a saúde ocular pode ter relação com o desenvolvimento da demência.

Os cientistas da Academia de Ciências Médicas de Guangdong (China), observaram dados de 12.364 adultos, com idades entre 55 e 73 anos, e distúrbios oculares relacionados à idade:  DMRI, catarata e glaucoma.

Como resultado, os pesquisadores chegaram à conclusão, de que a demência era 26% maior nas pessoas com DMRI, naquelas com catarata 11%, e pacientes com glaucoma e/ou doenças decorrentes do diabetes, 61% de chance de desenvolver a doença que afeta o sistema cognitivo.

Além disso, outro estudo publicado na revista “JAMA Internal Medicine”, afirma que a prevenção e a intervenção da catarata, método cirúrgico -simples e rápido- pode levar uma queda de 30% nas chances de desenvolver a demência.

Quando se trata de saúde, cada dia conta!

Ser consciente e preventivo é garantir qualidade de vida e cuidar da sua longevidade.

Marque uma consulta oftalmológica na Olhar+ Clínica de Olhos.

Exames, diagnósticos, tratamentos e cirurgias com médicos especializados em Oftalmologia para todas as idades.

Cuidar sempre do seu olhar: esse é o nosso objetivo.

*atendemos convênios

Dr. Rodrigo Fernandes – CRM 65641 | RQE 33003