Nosso Blog

As mulheres são mais suscetíveis a desenvolver doenças oculares.

Mito ou verdade?

Os grandes exemplos de força e sensibilidade da humanidade, desde o nascimento, são elas: as mulheres.

Mas até as nossas super-heroínas adoecem, e não só adoecem como também são mais suscetíveis a desenvolver doenças oculares por diversos fatores. Você sabia disso?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), duas a cada três pessoas cegas no mundo são mulheres.

Por que isso acontece?

1° Longevidade

Não importa em qual lugar do globo você está, as mulheres continuam vivendo mais que os homens (não é só ditado popular).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida ao nascer no Brasil, é de 80 anos para mulheres e de 73 anos para homens. Elas vivem, em média, quase sete anos a mais.

É natural que no processo de envelhecimento problemas oculares como a Retinopatia Diabética, Glaucoma, Catarata e a DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade, apareçam em pessoas acima de 50 anos.

Esses dados mostram a importância do acompanhamento da saúde ocular na terceira idade. Conte com a especialista Dra. Paula Borges Carrijo – RQE 41855 da Clínica Olhar+ para cuidar de você.

2° Menopausa

O fim da fase reprodutiva da vida da mulher é marcado pela interrupção da produção do hormônio estrogênio, o que causa alterações em todo o organismo, inclusive no filme lacrimal.

Essa mudança costuma gerar quadros de olho seco: sensibilidade, coceira, fotofobia e sensação de areia nos olhos. Além disso, pode afetar o cristalino aumentando a chance de desenvolver Catarata.

3° Gravidez

Ter cuidado com a saúde ocular durante a gestação, é importante!

É normal grávidas manifestarem sintomas como visão embaçada e/ou até mesmo aumento de grau de problemas refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia).

Deve-se considerar o acompanhamento oftalmológico junto do pré-natal, para prevenir qualquer anormalidade, como a pré-eclâmpsia e o diabetes gestacional, que ao aumentar a pressão arterial causam sequelas à visão.

Gostou do conteúdo?

Agora que você entende mais sobre a propensão das mulheres em desenvolver problemas na visão a qualquer momento da vida, faça o acompanhamento oftalmológico regularmente.

Saúde Ocular é prevenção!

Autocuidado é Olhar+ para si.

Dr. Rodrigo Fernandes – RQE 33003
Dra. Paula Borges Carrijo – RQE 41855

(34) 99869-7469
UMC Centro Clínico – Rua Rafael Marino Neto, 600​

Compartilhe:

Tudo sobre Glaucoma e Maio Verde

Glaucoma. Não adianta fechar os olhos! De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, em 2040 o glaucoma afetará cerca de 111,5 milhões de

Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?