Nosso Blog

Você sabia que a menopausa pode afetar a visão?

O fim da fase reprodutiva da vida da mulher acontece, geralmente, entre 45 e 55 anos. É um processo natural chamado menopausa, marcado por mudanças no organismo feminino pelo desequilíbrio de produção hormonal, podendo causar alterações de humor, dores de cabeça, ondas de calor, suores noturnos, diminuição da libido e outros sintomas.

Como se já não bastassem as cólicas mensais, TPM e menstruação, as mulheres enfrentam mais esse período natural, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, osteoporose e até problemas na visão. Você sabia disso? Confira mais a seguir:

Síndrome do Olho Seco

O distúrbio do olho seco, comum na menopausa, ocorre quando a lubrificação dos olhos não é suficiente, o que deixa os olhos mais sensíveis: fotofobia, vermelhidão, visão turva, secura, sensação de areia nos olhos e inflamação.

Apesar de parecer contraditório, o excesso de lágrimas também pode ser sinal para olho seco, uma vez que sinaliza que a umidade não está adequada.

Para melhorar o desconforto, marque uma consulta com seu médico oftalmologista.

Catarata

Outra doença que pode ser acelerada na menopausa, é a catarata. Uma disfunção que afeta o cristalino, lente natural do olho, deixando-o mais opaco e acinzentado, prejudicando o foco da visão. Exemplo: visão dupla, nebulosa, sensibilidade, brilhos e halos.

Embora seja uma das principais causas de cegueira, a catarata é reversível por meio de cirurgia. Caso precise, conte com os doutores da Olhar+ Clínica de Olhos para cuidar de você, aqui também atendemos planos de saúde. Entre em contato pelo WhatsApp para marcar a sua consulta: (34) 99869-7469.

Dr. Rodrigo Fernandes – RQE 33003
Dra. Paula Borges Carrijo – RQE 41855

(34) 99869-7469
UMC Centro Clínico – Rua Rafael Marino Neto, 600​UMC Centro Clínico – Rua Rafael Marino Neto, 600​

Compartilhe:

Tudo sobre Glaucoma e Maio Verde

Glaucoma. Não adianta fechar os olhos! De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, em 2040 o glaucoma afetará cerca de 111,5 milhões de

Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?