Nosso Blog

Você sabe qual é a relação entre obesidade e saúde ocular?

A obesidade é considerada uma epidemia mundial. Segundo dados de 2018 da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 8 adultos no mundo hoje é obeso. E de acordo com projeções feitas pela agência, a tendência é de que esse número infelizmente continue crescendo nos próximos anos: até 2025, cerca de 2,3 bilhões de pessoas poderão estar com sobrepeso e 700 milhões com obesidade caso nada seja feito.

E não é somente com os adultos que os números são preocupantes. O mesmo estudo da OMS aponta que o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões, sendo 427 mil com pré-diabetes, um milhão com hipertensão arterial e 1,4 milhão com acúmulo de gordura no fígado.

Como se sabe, a obesidade é vista como um fator de risco para diversas outras doenças, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que boa parte desses problemas podem prejudicar diretamente os olhos. Ou seja, a relação entre obesidade e saúde ocular é muito mais próxima do que se pode imaginar.

Retinopatia diabética

A obesidade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes mellitus (tipo 2), que por sua vez está diretamente relacionada ao aparecimento da retinopatia diabética, considerada uma das dez doenças oculares mais comuns em idosos.

A retinopatia diabética é desenvolvida a partir do acúmulo de glicose no sangue, gerado pela diabetes, e que causa mudanças nas estruturas dos vasos sanguíneos da retina. Com o passar do tempo, essas alterações podem acabar levando ao rompimento dos vasos, interferindo na capacidade de enxergar com precisão e nitidez.

Como na fase inicial a doença costuma ser assintomática, é muito importante que o paciente com diabetes faça visitas regulares ao oftalmologista para detectar qualquer tipo de alteração e evitar a evolução do problema, que em fases avançadas pode ser irreversível. 

DMRI e obesidade

Outra doença que faz parte da relação entre obesidade e saúde ocular é degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Um estudo realizado com quase duas mil pessoas na Universidade de Colônia, na Alemanha, apontou que os obesos têm um risco 44% maior de desenvolver a DMRI do que os indivíduos que estão dentro limite ideal de peso (considerando o Índice de Massa Corporal – IMC). 

De acordo com esse estudo, as alterações de metabolismo provocadas pela obesidade podem danificar os vasos sanguíneos dos olhos, entre eles os que são responsáveis por nutrir a mácula, uma pequena região no centro da retina responsável por proporcionar imagens mais nítidas e detalhadas. As lesões na mácula configuram justamente o aparecimento da DMRI, considerada uma das principais causas de cegueira em idosos.

Obesidade infantil e saúde ocular

A obesidade infantil é uma doença que tem crescido de forma alarmante. Dados da OMS divulgados em 2017 apontam que o número de crianças e adolescentes obesos em todo o mundo aumentou dez vezes nos últimos 40 anos. Atualmente, mais de 124 milhões de meninos e meninas são considerados obesos e outros 213 milhões estão com sobrepeso.

E assim como acontece com os adultos, a obesidade pode provocar problemas de visão nas crianças ao desencadear doenças, como hipertensão e diabetes. Entre essas doenças é possível destacar a retinopatia diabética e hipertensiva, que apesar de serem mais comuns na fase adulta, também podem surgir na infância.

Além disso, trabalhos científicos apontam uma possível relação entre o aumento da pressão intraocular em crianças obesas e o glaucoma. Portanto, é muito importante que os pais estejam atentos com qualidade da alimentação dos seus filhos e a regularidade da prática de exercícios.

A relação entre obesidade e saúde ocular é uma questão que precisa ser encarada com seriedade e atenção. E não se esqueça: manter hábitos saudáveis e fazer acompanhamento regular com o oftalmologista são medidas fundamentais para garantir o bom funcionamento da visão.

Drª Paula Borges Carrijo
Oftalmologista
CRM 53336 | RQE 41855

DMRI e obesidade

Compartilhe:
Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?