Visão na gravidez: 6 fatos sobre a saúde dos olhos nas gestantes

Como se sabe, a gravidez é um período de muitas mudanças emocionais, físicas e psicológicas na vida das mulheres. Com tantas transformações, além de enjoos, inchaços e instabilidade de humor, os olhos também podem demandar atenção por parte das gestantes.

Pensando em esclarecer um pouco mais esse assunto, no texto de hoje vou compartilhar seis fatos relacionados à visão na gravidez que merecem atenção.

1. Alterações de grau

A alteração de grau durante a gravidez pode ser mais comum do que se imagina. Isso acontece em decorrência de transformações típicas desse período, como alterações hormonais, retenção de líquido e aumento de peso, que podem alterar o formato e a espessura das córneas e do cristalino. Com isso, a visão acaba ficando distorcida e as lentes de contato ou óculos já não são mais capazes de desembaralhar a visão como deveriam.

Porém, a boa notícia é que essa condição é passageira e as córneas voltam ao seu estado normal de forma gradativa após o parto. Apesar disso, se durante a gestação os sintomas gerados por essas alterações, como dor de cabeça e tontura, se tornarem muito incômodos, o ideal procurar pelo oftalmologista a fim de ajustar os óculos para um novo grau que proporcione mais conforto.

2. Maior sensibilidade à luz

As alterações hormonais que acontecem durante a gravidez também podem fazer com que as gestantes desenvolvam maior sensibilidade à luz. Conhecida como fotofobia, esse tipo de sensibilidade costuma causar incômodo e dificultar a realização de algumas atividades, como dirigir e ler em dispositivos digitais.

A fim de reduzir esse problema de visão na gravidez e tornar mais confortáveis as situações que exigem maior exposição à luz, a dica é fazer o uso de lentes fotossensíveis, como as lentes Transitions. Além do conforto visual proporcionado pelo ajuste aos diferentes níveis de claridade, esse tipo de lente também garante maior proteção contra os raios solares.

3. Manchas escuras e duplicação da imagem podem ser sinal de diabetes e hipertensão gestacional

A presença de manchas escuras no campo visual, duplicação das imagens e diminuição da capacidade de enxergar são os principais sinais de problemas relacionados ao diabetes e à elevação da pressão arterial durante a gravidez. Portanto, ao perceber esses sintomas é muito importante que a gestante procure o oftalmologista e faça um acompanhamento do quadro, pois além das complicações que isso pode acarretar na gravidez, níveis muito elevados da pressão sanguínea também podem provocar descolamento da retina.

4. Exames oftalmológicos podem diagnosticar pré-eclâmpsia

Queixas de dores de cabeça constantes, visão embaçada e sensação de pontos brilhantes dentro do campo visual são sinais que não podem ser ignorados pelas mulheres grávidas. Isso porque, esses sintomas podem ser um indicativo de pré-eclâmpsia, distúrbio da pressão arterial que ocorre geralmente após a 20ª semana de gravidez.

Quando diagnosticada precocemente, os riscos de problemas mais graves, como a evolução para eclâmpsia, são reduzidos significativamente. Por isso, é muito importante além da visita constante ao ginecologista, incluir também consultas com um oftalmologista, pois o exame do fundo do olho pode ser essencial para o diagnóstico dessa condição capaz de colocar em risco tanto a vida da mãe quanto do bebê.

5. Síndrome do Olho Seco pode ocorrer durante a gestação

Além da fotofobia e de mudanças na forma e espessura das córneas, as alterações dos hormônios durante a gestação também podem reduzir a produção da lágrima, ocasionando a chamada  Síndrome do Olho Seco

Entre as queixas mais comuns desse problema de visão na gravidez estão a vermelhidão dos olhos, ardência, dificuldade para ficar em frente ao computador ou em lugares fechados com ar condicionado e sensação de areia nos olhos. Para amenizar esses desconfortos, o oftalmologista costuma receitar o uso de lágrimas artificiais a fim de manter a hidratação da superfície do olho por um período maior de tempo.

6. É preciso ter atenção ao uso de colírios sem prescrição médica

Apesar de parecerem inofensivos, os colírios usados sem prescrição médica podem causar graves problemas à saúde do feto. Portanto, é extremamente importante que as gestantes só usem esses medicamentos com o aconselhamento de um oftalmologista, pois somente o médico será capaz de receitar um colírio que não contenha componentes que sejam tóxicos ao desenvolvimento do bebê.

Como vimos, a visão na gravidez é um assunto sério e que merece atenção da gestante, uma que que a consulta com o oftalmologista durante esse período pode ajudar no diagnóstico de problemas que vão além dos olhos. Portanto, fique atenta e não deixe de fazer o acompanhamento com um profissional da área.