Tomografia de coerência óptica (OCT)

Ir ao oftalmologista vai além de consultar um profissional para saber se você precisa usar óculos. Em uma consulta são realizados vários procedimentos para saber como está a saúde dos seus olhos.

Quando o oftalmologista identifica alguma alteração na mácula (a região mais nobre da visão), durante algum procedimento de rotina ou mediante queixas do paciente, ele solicita um exame mais detalhado, chamado de OCT.

O OCT (Tomografia de Coerência Óptica) é um procedimento fundamental no diagnóstico e acompanhamento de algumas doenças da retina, coroide, nervo óptico e o globo ocular.

É através desse simples, indolor e rápido exame, que seu oftalmologista consegue verificar melhor as estruturas em seu olho, sendo possível identificar doenças que podem estar prejudicando sua saúde ocular.

Como é feito o exame?

Para fazer esse exame, em alguns casos, é necessário a aplicação de colírio para dilatação das pupilas. Depois, você é direcionado à um aparelho onde será feito o exame.

É necessário ficar alguns segundos, não mexer a cabeça e olhar para a posição solicitada, com os olhos abertos para que seu oftalmologista consiga observar todos os pontos de seus olhos, quando você pisca muitas vezes é necessário repetir o procedimento, pode ser que demore mais que o normal ou que o resultado seja inconclusivo.

Ao finalizar o exame, você fica com a visão um pouco turva, nesse caso é importante o auxílio de um acompanhante!

Quais doenças é possível identificar no exame OCT?

A Tomografia de Coerência Óptica tem o objetivo de auxiliar seu oftalmologista no diagnóstico de doenças oculares como:

O OCT é um dos principais métodos de diagnósticos da atualidade, pois tem grande eficácia no diagnóstico das doenças para que seja iniciado o tratamento adequado.

Lembre-se:

Ao sentir qualquer desconforto visual, procure o oftalmologista. Assim, você evita o agravamento de problemas que podem ser facilmente tratados.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto de hoje? Escreva aqui nos comentários e vamos conversar!