Nosso Blog

Tem diabetes? Fique atento à retinopatia diabética!

Frequentemente, a visão é afetada por doenças que aparentemente não têm ligações com os olhos, mas está intimamente relacionada como o Diabetes.

A retinopatia diabética é causada pelo diabetes mal controlado, devido a oscilações da glicemia, que causa lesões nas paredes dos vasos da retina. Com o passar do tempo e a falta de cuidados, tais vasos sanguíneos podem se romper, causando manchas por conta da hemorragia e até mesmo descolamento de retina.

Seu diagnóstico é feito por meio de exames oculares, como mapeamento de retina, angiografia com contraste. A doença não causa dores (daí a importância de todo paciente diabético estar atento à saúde ocular), mas o primeiro sinal pode ser a vista embaçada.

Seu tratamento pode ser feito com fotocoagulação a laser focal (laser em área especifica) ou panfotocoagulação (laser difuso, quando quadro mais avançado), além de aplicações de anti-angiogênicos intra-vitreo – tratamento ouro para edemas maculares, ou seja, inchaço em região responsável pela visão central. Para casos mais severos, uma cirurgia chamada vitrectomia é feita para remover o sangue no olho.

Evite a retinopatia! Agende sua consulta com nossos especialistas!
☎ (34) 3256-6300 | (34) 3256-6375
📱 (34) 9 9869-7469 | (34) 9 9977-6300
📍 UMC Centro Clínico | Rua Rafael Marino Neto, 600 – Jardim Karaíba | Salas 232 e 233​

Compartilhe:

Tomografia de coerência óptica (OCT)

Ir ao oftalmologista vai além de consultar um profissional para saber se você precisa usar óculos. Em uma consulta são realizados vários procedimentos para saber como

Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?