Nosso Blog

“Novo Normal”: a saúde dos olhos pede socorro

Com metade da população totalmente vacinada, nossa vida aos poucos vai voltando ao normal. Foram quase dois anos de muitas restrições e ainda temos que continuar tomando todos os cuidados, até que todos estejam vacinados e a taxa de transmissão do Covid-19 diminua ainda mais.

Nesse período de confinamento, tivemos que nos adaptar a um novo normal. Acabamos passando mais tempo em frente às telas do que antes. Reuniões, encontros com amigos e familiares, lives de entretenimento, busca por informações em site de notícias e redes sociais. Tudo isso passou a ser mais frequente durante a pandemia.

Com isso, aumentaram também as queixas em relação a dores de cabeça, olhos secos e irritados, visão desfocada e cansada.  Hoje, mais do que nunca, nossos olhos pedem socorro.

O risco de contrair o coronavírus fez com que muitas pessoas deixassem de ir ao médico, o que no ápice da pandemia era até compressível. Porém, os exames de rotina precisam ser retomados o quanto antes e a consulta ao oftalmologista, sem dúvida, deve fazer parte do check-up de saúde.

Até porque o Covid-19 pode deixar algumas sequelas na visão, que vão desde casos mais simples até lesões mais graves na retina. Independentemente de qual for o problema, a chance de um tratamento bem-sucedido só ocorre quando as doenças são diagnosticadas de forma precoce.  

Fique sempre atento a saúde dos seus olhos. Jamais interrompa um tratamento ou fique muito tempo sem visitar um especialista. Além disso, se atente a esses cuidados:

  • A cada 20 minutos descanse um pouco seus olhos. Tire-os de frente da tela e olhe para um ponto fixo no horizonte. Você pode fazer isso rapidinho sem atrapalhar seu desempenho no trabalho ou em qualquer outra atividade que esteja fazendo;
  • Evite ficar levando as mãos aos olhos ou coçá-los;
  • Mantenha seus óculos e lentes sempre limpos;
  • Cuide da sua alimentação. Consuma alimentos verde escuro (couve, brócolis, agrião…) e amarelo/laranja (cenoura/abóbora/etc);
  • Por fim, visite regularmente o oftalmologista.

Cuide da saúde dos seus olhos. Entre em contato conosco e agende seu exame de rotina.

Drª Paula Borges Carrijo

Oftalmologista
CRM 53336 | RQE 41855

Compartilhe:

Tudo sobre Glaucoma e Maio Verde

Glaucoma. Não adianta fechar os olhos! De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, em 2040 o glaucoma afetará cerca de 111,5 milhões de

Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?