Nosso Blog

Olhos e maquiagem – Essa relação pode ser saudável?

Maquiagem: costume originado no Egito Antigo e popular até os dias de hoje, é símbolo de empoderamento, beleza, liberdade e até mesmo um mecanismo para autoaceitação de muitas mulheres. No entanto, o uso excessivo desses produtos junto a negligência quanto à bons hábitos, podem desenvolver doenças oculares.

Aprenda como evitar desconfortos e doenças oculares.

Se você tem o costume de se maquiar diariamente, vale a atenção! Confira os cuidados que serão citados, esse artigo é para você.

  1. Principais hábitos incorretos.

Quem nunca chegou tarde depois de uma festa e dormiu sem tirar a maquiagem, ou então, usou a mesma sombra por anos sem nunca olhar a validade? Costumes como esses, que parecem tão ingênuos e cotidianos, podem ser prejudiciais a sua saúde.

É importante lembrar, que os olhos são órgãos sensíveis e que necessitam de cuidados básicos de higiene para se manterem saudáveis. Dessa maneira, evite sempre que possível:

  1. Compartilhar pincéis e emprestar maquiagens;
  2. Usar produtos vencidos ou de qualidade duvidosa;
  3. Não retirar adequadamente ou permanecer por muitas horas com a maquiagem.
  • Doenças oculares que podem ser desenvolvidas pelo uso inadequado.

Ardência, coceira, vermelhidão, olhos secos e inflamação são alguns dos sintomas que podem evoluir para consequências permanentes. Portanto, atente-se aos sinais e evite o agravamento indo ao médico!

Dentre os distúrbios mais comuns, podemos citar:

  1. Conjuntivite: inflamação da membrana que cobre a frente do globo ocular e o interno da pálpebra por alergia aos produtos.
  2. Dermatite alérgica das pálpebras: inflamação na região palpebral, causando inchaço e desconforto.
  3. Blefarite: inflamação que afeta a produção lacrimal e atinge a região dos cílios e pálpebras, podendo causar dores, irritação e secreções.

Caso tenha algum sintoma e desconforto, interrompa o uso do cosmético e marque uma consulta com os oftalmologistas da Olhar+ Clínica de Olhos.

Dr. Rodrigo Fernandes – RQE 33003
Dra. Paula Borges Carrijo – RQE 41855

(34) 99869-7469
UMC Centro Clínico – Rua Rafael Marino Neto, 600​

Compartilhe:

Tudo sobre Glaucoma e Maio Verde

Glaucoma. Não adianta fechar os olhos! De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, em 2040 o glaucoma afetará cerca de 111,5 milhões de

Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?