Nosso Blog

O que é cirurgia refrativa e quais são os seus principais benefícios

Óculos de grau e lentes de contato são ótimas formas de resolver a inconveniência que erros de refração, como hipermetropia, miopia e astigmatismo causam na vida das pessoas. Contudo, existem casos em que os pacientes não conseguem se adaptar a esses tipos de tratamento ou ainda desejam não depender do uso desse tipo de correção para enxergar com clareza e nitidez. Para essas situações, o tratamento mais indicado é a realização da cirurgia refrativa.

O que é cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa é um tipo de procedimento cirúrgico que tem como objetivo a correção de erros de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Com o auxílio de equipamentos modernos e técnicas de alta precisão, o oftalmologista consegue alterar a curvatura da córnea e modelar o seu formato a fim de corrigir o problema de visão refrativo que o paciente possui.

Tipos mais comuns de cirurgia refrativa

As técnicas mais comuns de cirurgia refrativa são conhecidas como PRK e LASIK. Ambas são feitas com laser de alta precisão que permite o remodelamento da córnea para a correção do grau. Veja a seguir uma breve explicação sobre cada uma dessas técnicas.

  • Ceratectomia fotorrefrativa (PRK): considerado o método mais consolidado de cirurgia refrativa, essa técnica consiste em uma raspagem para a remoção da camada mais externa do tecido da córnea, possibilitando a aplicação do laser na região.
  • Laser In Situ Keratomileusis (LASIK): nessa técnica, um fino corte, chamado flap, é realizado na camada mais externa do tecido da córnea para a aplicação do laser na camada mais interna. Ao final do procedimento, esse flap é reposicionado a fim de permitir a cicatrização da região.

Quanto ao processo de realização da cirurgia refrativa, tanto a técnica PRK quanto a LASIK não exigem internação nem anestesia geral. O procedimento leva minutos para ser concluído e o tempo de recuperação no pós-operatório não passa de dez dias.

Em relação à definição de qual é a técnica mais indicada, ela é feita pelo oftalmologista com base na avaliação da curvatura e espessura da córnea além do grau do erro de refração que o paciente possui.

Para quem a cirurgia refrativa é indicada

A cirurgia refrativa é um tipo de tratamento capaz de reduzir ou até mesmo eliminar a dependência do uso de óculos de grau e lentes de contato para correção de erros de refração, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Logo, ela é indicada para quem se encontra nesse tipo de situação e tem o procedimento recomendado após a avaliação médica e exames específicos.

Entretanto, não basta apenas ter o desejo de diminuir ou acabar com a dependência do uso de óculos ou lentes de contato. Para que a cirurgia refrativa possa ser feita, é necessário que o paciente seja maior de 21 anos, tenha o grau estabilizado há pelo menos um ano e não seja gestante ou lactante.

Além disso, problemas de visão (como ceratocone e herpes ocular), doenças reumatológicas e autoimunes graves e diabetes descompensada podem inviabilizar a realização do procedimento.

Principais benefícios da cirurgia refrativa

Realizada há mais de três décadas, a cirurgia refrativa foi evoluindo com o tempo e hoje é considerada um dos procedimentos mais seguros e com menor risco de complicações da medicina. Confira a seguir outros benefícios de realizar esse tipo de tratamento.

  • Melhor qualidade de vida: ao reduzir ou até mesmo dispensar o uso de óculos de grau e lentes de contato, a cirurgia é capaz de melhorar a qualidade de vida do paciente que tem a nitidez da visão comprometida pelos problemas refrativos.
  • Procedimento simples e seguro: como já mencionei anteriormente, a cirurgia refrativa é considerada rápida, simples e segura. Logo, esse é considerado um dos principais benefícios desse tipo de tratamento.
  • Recuperação rápida: por ser uma cirurgia simples, o pós-operatório é, geralmente, sem intercorrências, e permite que a pessoa possa voltar rapidamente às suas atividades normais. Porém, é necessário seguir à risca todas as recomendações médicas para o sucesso desse período de recuperação.

Como foi possível perceber, a cirurgia refrativa é um procedimento capaz de corrigir alguns dos problemas de visão mais comuns sem a necessidade de grandes intervenções cirúrgicas. Mas para garantir todos os benefícios que ela traz, é fundamental contar com profissionais capacitados e que sejam capazes de transmitir segurança para a realização do procedimento.

A Olhar+ conta com instalações modernas, profissionais experientes e toda a tecnologia necessária para cuidar da sua visão da forma segura. Entre em contato e conheça mais sobre o nosso trabalho. E caso tenha alguma dúvida sobre a cirurgia refrativa, deixe o seu comentário e vamos conversar.

Dr. Rodrigo Fernandes
Oftalmologista
CRM 65641 | RQE 33003

Compartilhe:
Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?