Nosso Blog

Novembro Azul: câncer de próstata pode causar metástase ocular

Novembro é o mês de alertar sobre a importância de realizar os exames de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só esse ano o Brasil registrou mais de 65 mil casos da doença.  Assim como alertamos no mês passado, sobre o alto índice de metástase nos olhos relacionados ao câncer de mama, é importante ressaltar que o tumor na próstata também pode evoluir para metástase ocular.

A metástase mais comum é na coroide, mas pode aparecer também em outras partes dos olhos como: íris, corpo ciliar, nervo óptico, retina e vítreo. O paciente nem sempre desenvolve sintomas, mas se ocorrerem, pode sentir dor, olhos vermelhos e dificuldades para enxergar.

A visita periódica ao oftalmologista é fundamental para diagnosticar qualquer problema. Quanto mais cedo ocorre o diagnóstico, maiores são as chances de o tratamento ser bem-sucedido.

Sobre o Novembro Azul

Esse ano, a campanha Novembro Azul completa dez anos. Ela começou alertando apenas sobre o câncer de próstata, porém evoluiu para um movimento que alerta pela saúde integral do homem, já que eles realizam menos exames de rotina do que as mulheres e, com isso, acabam vivendo menos que elas. No ano passado, só o câncer de próstata matou quase 16 mil homens no Brasil.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que homens sem sintomas e sem fatores de ricos façam o exame de prevenção da doença, a partir dos 50 anos. Homens negros ou que tenham caso de câncer de próstata na família devem procurar um especialista aos 45 anos.

Como prevenir o câncer de próstata?

  • Ter uma alimentação saudável
  • Manter o peso adequado
  • Não fumar
  • Evitar o consumo de álcool
  • Praticar exercício físico

Principais sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial o câncer de próstata nem sempre possui sintomas, no entanto, quando aparecem, os mais comuns são:

  • Dor ao urinar
  • Necessidade de urinar mais vezes ao dia ou durante à noite
  • Sangue na urina
  • Diminuição no jato de urina

Os exames de prevenção salvam vidas. Nós apoiamos o Novembro Azul e estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o assunto. Ah! E no seu check-up de rotina, não esqueça de incluir a consulta ao oftalmologista.

Dr. Rodrigo Fernandes
Oftalmologista
CRM 65641 | RQE 33003

Compartilhe:

Tomografia de coerência óptica (OCT)

Ir ao oftalmologista vai além de consultar um profissional para saber se você precisa usar óculos. Em uma consulta são realizados vários procedimentos para saber como

Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?