Miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia: conheça os problemas de visão mais comuns e como tratá-los

Não é difícil conhecer alguém que tenha um problema de visão, não é mesmo? Muito comuns, eles podem qualquer momento da vida e por muitas razões diferentes. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019, mais de 285 milhões de pessoas em todo o mundo apresentavam algum tipo de dificuldade para enxergar normalmente.

Entre as doenças mais comuns, os erros de refração costumam ser os mais frequentes, principalmente em crianças e adultos com até 50 anos. Separei quais são esses problemas e os seus principais sintomas e tratamento.

Miopia

O que é?

Esse é um dos erros de refração mais comuns em quem possui alguma alteração na visão. Caracterizada pela dificuldade em enxergar com clareza objetos que se encontram distantes, a miopia pode ocorrer devido a um comprimento maior do que o normal do globo ocular ou ainda por uma curvatura excessiva na córnea.

Sintomas

Uma pessoa com miopia tem a tendência de forçar a visão para conseguir enxergar os objetos que estão distantes. Em decorrência disso, sintomas, como dor de cabeça frequente, sensibilidade à luz e lacrimejamento excessivo são muito comuns no dia a dia de quem é míope.

Tratamento

Normalmente, o tratamento para miopia consiste na indicação do uso de óculos ou lentes de contato que fazem o ajuste do foco da imagem na retina, aliviando assim o esforço para enxergar com nitidez. Além disso, a cirurgia refrativa a laser é uma outra opção para corrigir o problema, porém essa alternativa só costuma ser adotada quando o oftalmologista constata que o grau do míope já está estabilizado, entre outras avaliações.

Hipermetropia

O que é?

Um dos problemas de visão mais comuns na fase infantil, a hipermetropia consiste na dificuldade de enxergar com clareza os objetos próximos aos olhos. Isso acontece devido ao tamanho menor do que o normal do globo ocular, fazendo com que a imagem capturada pelos olhos seja formada depois da retina. Por ser muito recorrente durante a infância, é muito importante que os pais estejam atentos aos sintomas, pois a doença pode comprometer o desempenho escolar por provocar dificuldades de concentração.

Sintomas

Entre os principais sintomas, é possível destacar dor de cabeça, visão embaçada, sonolência e dificuldades para ler e se concentrar. Porém, como muitas vezes as crianças não são capazes de descrever em palavras o que sentem, um alerta que pode ajudar os pais a perceberem que algo não vai bem com a visão dos pequenos é a perda de interesse pela leitura.

Tratamento

Normalmente, a correção da hipermetropia é feita através do uso de óculos ou lentes de contato. Além disso, existe a possibilidade de tratamento cirúrgico a laser para quem é hipermétrope, mas assim como acontece no caso dos míopes, a indicação só pode acontecer após a estabilização do grau.

Astigmatismo

O que é?

O astigmatismo é um problema de visão que pode aparecer em qualquer fase da vida e estar associada a outros erros de refração, como hipermetropia e miopia. Caracterizada pela dificuldade de enxergar com nitidez tanto de perto quanto de longe, o astigmatismo faz com que os limites dos objetos sejam vistos de forma embaçada. Logo, é comum que as pessoas afetadas pela doença tenham dificuldade para identificar linhas retas e as diferenças entre letras, como M, N e H.

Sintomas

O principal sintoma do astigmatismo é a visão dupla ou borrada das imagens. Porém, a dificuldade para ler letras pequenas, a sensibilidade à luz e a piora da capacidade de enxergar a noite também podem surgir em quem desenvolve o problema.

Tratamento

O desfoque causado pelo astigmatismo geralmente é corrigido com o uso de óculos ou lentes de contato cilíndricas. Além disso, o médico pode indicar o tratamento com cirurgia refrativa quando necessário.

Presbiopia

O que é?

Popularmente conhecida como vista cansada, a presbiopia decorre do processo natural de envelhecimento dos olhos, sendo considerado o problema de visão mais comum após os 40 anos de idade. Ela consiste na perda gradual da capacidade de focalizar objetos muito próximos aos olhos, fazendo com que eles pareçam distorcidos.

Sintomas

O principal sinal que a presbiopia costuma se apresentar é a tendência em afastar os objetos, como livros e rótulos de produto, para leitura. Além disso, visão borrada, dores de cabeça e ardência dos olhos ao ler são outros sintomas comuns do problema.

Tratamento

O tratamento mais usual para a presbiopia é a correção através do uso de óculos ou lentes de contato que compensam a dificuldade focar os objetos de perto. Dependendo do caso, é possível ainda a indicação uma cirurgia refrativa para mudar o formato da córnea e tratar o problema.

Muitas vezes, os sintomas são sutis ou até mesmo inexistentes no início dos problemas de visão que mostramos ao longo deste texto, por isso é muito importante visitar o oftalmologista regularmente para realizar os exames de rotina.