Nosso Blog

Máscara e óculos: o que fazer para a lente não embaçar?

O uso de máscara para conter a disseminação do novo coronavírus já é obrigatório em várias cidades. O problema é que quem usa óculos sofre porque as lentes embaçam assim que o novo artefato é posicionado no rosto. É que o hálito escapa pela parte de cima da máscara e, ao atingir a lente fria, ocorre a condensação.

Se você é usuário de lente de contato, deve pensar que a melhor solução é dar preferência a ela, mas está errado. O recomendado é suspender o uso da lente enquanto durar essa pandemia. Os óculos protegem os olhos, que também são um canal de contágio pelo vírus. Além disso, ao colocar e retirar as lentes, você corre mais risco de se infectar.

O que fazer, então? Veja algumas dicas simples:Modelo da máscara: o ideal é usar uma máscara que contorne o nariz para diminuir o escape de ar quente da respiração.

Use os próprios óculos para firmar a máscara: quanto mais rente a máscara ficar ao rosto, menores as chances de o ar escapar e o peso dos óculos ajuda a mantê-la.

Passe sabonete neutro seco nas lentes: é só esfregar uma barra de sabonete neutro simples, nas partes de fora e de dentro das lentes, e depois passar um lenço próprio de óculos para “lustrar”. Por experiência própria, esta é a melhor forma de evitar o embaçado.

Cole a máscara no nariz: para não machucar o rosto, use micropore ou esparadrapo.

Não se esqueça de lavar os óculos todos os dias com água e xampu neutro, especialmente quando chegar da rua. Afinal, se eles servem para proteger, eles também podem ficar infectados com o vírus.

Dr. Rodrigo Fernandes
Oftalmologista
CRM 65641 | RQE 33003

Compartilhe:
Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?