Uso de lentes de contato pode causar ptose palpebral

Lentes de contatos são usadas para corrigir condições como: hipermetropia, miopia, astigmatismo e presbiopia. Embora sejam usadas em todo o mundo, seu mau uso pode levar a problemas oculares, como a queda da pálpebra ou ptose palpebral. Confira abaixo o que é essa condição e quais são os tratamentos.

Ptose palpebral

A pálpebra caída tem diversas causas e, na maioria das vezes, ocorre quando os nervos responsáveis por elevar a pálpebra não são fortes suficientes para fazê-lo. Ela pode ser congênita ou adquirida.

Aos poucos é possível perceber que uma das pálpebras está mais baixa que a outra. Essa condição pode ser um problema apenas estético, mas também pode causar a perda da visão.

Por que as lentes de contato podem levar à ptose?

O principal fator de risco para levar à ptose, é a manipulação excessiva dos olhos para colocar e retirar as lentes.

Por isso, o uso prolongado de lentes de contato é uma das principais causas de ptose, atingindo jovens e adultos de meia idade.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico deve ser realizado por um médico oftalmologista e o tratamento é feito de forma cirúrgica, principalmente quando tem perda do campo visual.

O oftalmologista especializado em pálpebras é quem realiza os procedimentos cirúrgicos. A cirurgia é feita visando o resultado estético e também a preservação da estrutura nobre dos olhos.

Com as tecnologias atuais, o paciente fica sem cicatriz aparente, pois o corte é feito em uma prega palpebral.

E aí, gostou do conteúdo. Deixe um comentário e vamos conversar!

Tomografia de coerência óptica (OCT)

Ir ao oftalmologista vai além de consultar um profissional para saber se você precisa usar óculos. Em uma consulta são realizados vários procedimentos para saber como