Uso de lentes de contato pode causar ptose palpebral

Lentes de contatos são usadas para corrigir condições como: hipermetropia, miopia, astigmatismo e presbiopia. Embora sejam usadas em todo o mundo, seu mau uso pode levar a problemas oculares, como a queda da pálpebra ou ptose palpebral. Confira abaixo o que é essa condição e quais são os tratamentos.

Ptose palpebral

A pálpebra caída tem diversas causas e, na maioria das vezes, ocorre quando os nervos responsáveis por elevar a pálpebra não são fortes suficientes para fazê-lo. Ela pode ser congênita ou adquirida.

Aos poucos é possível perceber que uma das pálpebras está mais baixa que a outra. Essa condição pode ser um problema apenas estético, mas também pode causar a perda da visão.

Por que as lentes de contato podem levar à ptose?

O principal fator de risco para levar à ptose, é a manipulação excessiva dos olhos para colocar e retirar as lentes.

Por isso, o uso prolongado de lentes de contato é uma das principais causas de ptose, atingindo jovens e adultos de meia idade.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico deve ser realizado por um médico oftalmologista e o tratamento é feito de forma cirúrgica, principalmente quando tem perda do campo visual.

O oftalmologista especializado em pálpebras é quem realiza os procedimentos cirúrgicos. A cirurgia é feita visando o resultado estético e também a preservação da estrutura nobre dos olhos.

Com as tecnologias atuais, o paciente fica sem cicatriz aparente, pois o corte é feito em uma prega palpebral.

E aí, gostou do conteúdo. Deixe um comentário e vamos conversar!