Nosso Blog

Lente de contato: 4 fatos que você precisa saber antes de usar

Qualquer pessoa pode usar lente de contato, falando de modo geral. As lentes são excelentes opções para quem tem problemas de visão. Em alguns casos, como a miopia e doenças corneanas, são até mais efetivas que os óculos. O importante é entender os cuidados que elas exigem.

Listei aqui quatro pontos de atenção que você precisa ter antes de optar por esse recurso, que pode proporcionar um resultado visual bastante satisfatório.

Lentes rígidas são mais seguras
Existem basicamente dois tipos de lente de contato: as gelatinosas, que são aquelas maleáveis e usadas pela maioria das pessoas; e as rígidas, que não são tão queridinhas pelos usuários, talvez pelo desconhecimento sobre seus benefícios.

Cada tipo de lente tem sua indicação específica, de acordo com a doença ocular, dimensão do grau ou problema de saúde sistêmico associado. Porém, é comprovado que as rígidas são mais saudáveis e seguras.

Nem todo mundo se adapta ao uso da lente de contato
É comum o paciente apresentar alguns sintomas durante a adaptação. Afinal, estamos falando de um corpo estranho entrando em contato com olhos de repente. Vermelhidão, lacrimejamento e sensibilidade são esperados e é preciso ter paciência. Mas, atenção: esse processo deve ser acompanhado por um oftalmologista.

Algumas pessoas podem apresentar alergia ou intolerância ao material. Nesses casos, nós auxiliamos na substituição da marca. Mas tem gente que não consegue se adaptar, mesmo com todas as tentativas.


Cuidados diários são fundamentaisNão existe meio termo para os cuidados com limpeza, hidratação e armazenamento da lente de contato. Eles são diários e devem ser seguidos à risca. Outra coisa inegociável é respeitar a validade das lentes indicada pelo fabricante e orientação do seu médico oftalmologista.

Também é preciso limpar o estojo das lentes diariamente com xampu neutro e usar uma solução própria para armazenar as lentes durante a noite, já que dormir com elas é proibido, a não ser que seja em tratamento específico, como a ortoceratologia. Mas isso é outra história.

Indicação deve ser do oftalmologista
Decidiu usar lente de contato? É imprescindível ir ao oftalmologista para definir qual a melhor opção. Há uma infinidade de modelos e somente ele poderá ajudar a definir qual é a melhor para o seu problema, anatomia e hábitos. Não caia no erro de pular esse passo. Além de desperdiçar dinheiro, você pode prejudicar seus olhos.

Dr. Rodrigo Fernandes
Oftalmologista
CRM 65641 | RQE 33003

Compartilhe:
Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?