Nosso Blog

Home office: cuidados que você deve ter com a sua visão

O home office se tornou uma realidade para muitas pessoas desde o último. Devido às mudanças na rotina causadas pela pandemia, o modelo de trabalho remoto se tornou a melhor alternativa para conter a disseminação do vírus.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Covid-19 (PNAD), realizada pelo IBGE, até fevereiro de 2020 cerca de 3% dos brasileiros trabalhavam remotamente. No entanto, com o início das medidas de distanciamento social adotadas por muitas empresas a partir de março, esse número subiu para 12%. Além disso, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o uso de internet cresceu em torno de 40% no último ano.

Com essa nova realidade, o tempo de exposição diante das telas dos dispositivos eletrônicos, como computador e celular, aumentou significativamente. Mas você sabia que essa exposição excessiva, principalmente para quem passa muitas horas trabalhando em frente ao computador, pode causar danos à saúde dos olhos?

Um dos problemas que se tornou mais comum diante desse novo cenário foi a ocorrência da  Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC). E é justamente sobre isso que vou falar hoje. Saiba o que significa essa síndrome, os impactos que ela pode causar  e os cuidados que você pode tomar para proteger a sua visão. Acompanhe!

O que é Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC)

A Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC) é classificada como um conjunto de sintomas que dificultam a capacidade de enxergar. Fazem parte desse conjunto de sintomas o cansaço visual, ardência, dor, olhos irritados, vermelhidão, ressecamento e sensação de corpo estranho no globo ocular.

O problema, que já vinha crescendo mesmo antes da pandemia, se intensificou ao longo dos últimos anos segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). E a razão que explica esse aumento é o crescente uso de computadores para realização de atividades diárias, como o home office.

Um levantamento divulgado pelo Instituto Penido Burnier, mostrou que a SVRC atingiu cerca de 75% das pessoas com até 40 anos e 90% das pessoas com mais de 40 anos que procuraram atendimento oftalmológico entre os meses de maio e agosto do último ano. Entre as queixas mais comuns desses pacientes estavam o ressecamento ocular, irritação e cansaço visual.

Por que a SVRC acontece?

Sempre que ficamos expostos a uma tela e executando qualquer tipo de tarefa que exige atenção e concentração, é natural que aconteça uma redução no número de vezes que piscamos por minuto. Logo, a diminuição do ato de piscar os olhos aliado ao excesso de luz que vem dos dispositivos eletrônicos, como computadores, pode provocar uma série de sintomas que fazem parte do conjunto de queixas da Síndrome Visual Relacionada a Computadores.

Além disso, esse excesso de exposição diante das telas também pode causar o agravamento de outras doenças oculares, como a miopia, além de aumentar a sensação de fadiga física. Portanto, é muito importante ficar atento com relação a essa questão e adotar hábitos de cuidados para manter em dia a saúde dos olhos.

Cuidados importantes para a saúde da visão

Veja a seguir alguns cuidados simples, mas muito importantes, para proteger a saúde da sua visão:

  • Buscar a cada 20 minutos diante da tela de um eletrônico, desviar o olhar para um ponto distante por, pelo menos, trinta segundos;
  • Piscar voluntariamente enquanto estiver usando o computador, celular ou qualquer outro dispositivo;
  • Posicionar a tela cerca de 20° abaixo da linha dos olhos;
  • Reduzir o brilho e aumentar o contraste da tela;
  • Evitar o excesso de iluminação direta que vem das telas;
  • Manter uma distância de pelo menos 60 cm entre a tela e os olhos.

O que achou dessas dicas? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto de hoje? Deixe o seu comentário e vamos conversar!

Drª Paula Borges Carrijo
Oftalmologista
CRM 53336 | RQE 41855

Compartilhe:

Tudo sobre Glaucoma e Maio Verde

Glaucoma. Não adianta fechar os olhos! De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, em 2040 o glaucoma afetará cerca de 111,5 milhões de

Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?