Glaucoma tem cura? Conheça os sintomas e tratamentos

Muito se ouve falar sobre o glaucoma, mas você saber exatamente o que é? Principal causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma afetará cerca de 80 milhões de pessoas em 2020, segundo projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS). Um dado alarmante, que tem profunda relação com o envelhecimento da população, já que é uma das 10 doenças oculares mais comuns em idosos.

Um questionamento muito comum é se o glaucoma tem cura. Porém, é preciso entender um pouco mais sobre a doença para responder a essa pergunta. Uma coisa eu posso adiantar: por ser uma doença muitas vezes silenciosa no início, a única forma de evitar é seguindo rigorosamente a rotina de consultas ao oftalmologista, que deve ser a cada seis meses ou um ano.

O que é e quais são os tipos de glaucoma?

O glaucoma é uma lesão no nervo óptico causada, na maioria das vezes, pelo aumento da pressão intraocular. Essa pressão é comprometida quando há alguma irregularidade na relação entre produção e drenagem do humor aquoso, que é produzido atrás da íris, parte colorida do olho, e liberado na extremidade do olho, em uma área chamada trabeculado.

Existem alguns tipos de glaucoma. O mais comum é o glaucoma crônico, que acontece de forma progressiva e lenta ao longo de vários anos.

Já o glaucoma agudo é considerado uma urgência oftalmológica, porque precisa ser revertido o quanto antes. O glaucoma congênito ocorre quando a pessoa já nasce com a doença, enquanto o secundário, que é causado por trauma ou algum tipo de medicação, como o corticoide.

Quais os sintomas e como prevenir?

Muitas pessoas não têm sintomas antes do início do comprometimento da visão. Portanto, a principal prevenção é a consulta de rotina, onde o oftalmologista avalia o aspecto do nervo, a pressão intraocular e se existe algum aspecto que sugere o glaucoma, que é uma doença progressiva e irreversível. O diagnóstico precoce é essencial para evitar a perda da visão.

Glaucoma tem cura?

Voltemos à indagação inicial: glaucoma tem cura? O glaucoma crônico não tem cura e deve ser tratado com medicação ao longo de toda a vida. Já os tipos causados por alguma condição específica são tratados com o uso de colírios, laser, medicação e, em último caso, cirurgia.

Dr. Paula Borges Carrijo