Nosso Blog

Cuidado: procedimentos estéticos podem prejudicar a visão

A procura por procedimentos estéticos para ressaltar a beleza dos olhos e valorizar o rosto cresceu bastante nos últimos anos, especialmente agora, período em que o uso de máscaras de proteção é obrigatório. Mas, é preciso ter cuidado! Sem um profissional qualificado, alguns métodos podem afetar a visão.

Com o avanço da tecnologia, tem se tornado cada vez mais acessível os preenchimentos, extensão de cílios, laser contra pelos e rugas. A maioria desses procedimentos é feita sem a supervisão de um dermatologista, menos ainda de um oftalmologista.

O Brasil é hoje o segundo país do mundo que mais realiza procedimentos estéticos, ficando atrás apenas do Estados Unidos, de acordo com a Pesquisa Estética Global. Por isso, é importante entender os riscos que cada procedimento pode trazer para a região dos nossos olhos.

Preenchimentos com ácido hialurônico na região da glabela

A glabela é a região que fica entre as sobrancelhas. Um preenchimento sem a supervisão necessária pode causar a obstrução da artéria oftálmica e até a perda definitiva da visão central.

Isso acontece quando o responsável pela aplicação não é médico e insere a agulha da seringa em vaso que não deveria, causando problemas maiores como um AVC, caso atinja uma artéria cerebral.

Uso de laser

Procedimentos que utilizam laser podem causar catarata, atrofia de íris, perda de acuidade visual ou da própria visão, caso seja usado da forma errada. Esse risco acontece quando o laser é aplicado próximo ao globo ocular, sem proteção. Isso pode levar a lesão na mácula ocasionada pelo calor que emite.

Extensão de cílios

Um estudo realizado no Japão publicado no The Journal of Cornea and External Diseases, fez uma análise importante sobre os distúrbios oculares causados pela extensão de cílios.

O estudo analisou 107 mulheres, que desenvolveram problemas oculares como: ceratoconjuntivite, blefarite alérgica, erosão conjuntiva e hemorragia subconjuntival.

As colas utilizadas foram as principais causadoras dos problemas, com altos níveis de chumbo e ácido benzoico na sua composição.

Uso de tintura em sobrancelhas

A exposição a tinturas para colorir pelos nas sobrancelhas pode causar problemas de visão a longo prazo. As pessoas podem desenvolver sensibilidade com exposições repetidas, e é possível ter uma reação mesmo que você já tenha feito uma tintura sem problemas no passado.

A Food and Drug Administration (agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) não aprova nenhum aditivo de cor para tingimento permanente ou coloração de cílios e sobrancelhas. A agência afirma que tintas e corantes para sobrancelhas são conhecidos por causar lesões oculares graves.

Mesmo com os riscos, vai fazer um procedimento estético? Analise criteriosamente a reputação e formação do profissional. Além disso, é importante a avaliação de um oftalmologista para verificar a saúde da sua visão e se há alguma contraindicação para algum desses procedimentos.

Drª Paula Borges Carrijo
Oftalmologista
CRM 53336 | RQE 41855

Compartilhe:

Tudo sobre Glaucoma e Maio Verde

Glaucoma. Não adianta fechar os olhos! De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, em 2040 o glaucoma afetará cerca de 111,5 milhões de

Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?