Nosso Blog

Conheça o calendário de consultas de crianças ao oftalmopediatra até os 7 anos de idade

O bebê nasce, os pais levam para fazer o teste do olhinho e acham que está tudo resolvido. Eis um erro muito comum. Crianças devem fazer consultas frequentes ao oftalmopediatra. Assim como tem a rotina do sono e da alimentação, é preciso criar uma rotina de cuidado com a saúde ocular infantil.

Existe uma preconização da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica para crianças que nasceram no tempo normal de gestação e que não apresentam nenhum indício de problemas de visão:

  • Até os 2 anos de idade: uma consulta a cada seis meses.
  • Entre 2 e 7 anos de idade: uma consulta por ano.

Por que?
O desenvolvimento visual de um ser humano é muito intenso nos primeiros anos de vida, especialmente nos primeiros 18 meses. Para se ter uma ideia, a visão só fica madura aos 7 anos de idade. E sabemos que quanto mais cedo detectarmos algum problema na visão da criança, mais eficiente é o tratamento e menos chances de haver sequelas.

O que é avaliado na consulta?
Importante dizer que a avaliação não é invasiva. Nós, oftalmopediatras, usamos abordagens especiais, para que a criança se incomode o mínimo possível. Verificamos a acuidade visual, ou seja, se a criança enxerga com nitidez. É possível identificar problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia.Nós também avaliamos o aspecto externo dos olhos, a transparência dos meios oculares, os movimentos e o acompanhamento visual, a capacidade de fixação, de convergência e de acomodação.

Como os pais podem ajudar?
É possível identificar sinais de problemas de visão no dia a dia, em casa, durante a brincadeira ou pelo rendimento na escola. Os pais devem ficar atentos a:

  • Quedas frequentes
  • Desinteresse pela leitura
  • Dores de cabeça com sensibilidade à luz
  • Assistir TV muito próximo à tela
  • Esfregar muito os olhos
  • Reflexo branco nos olhos quando eles recebem luz artificial, como o flash da foto.

A receita é relativamente simples: seguir o calendário de consultas e observar seu filho. E a qualquer sinal de anormalidade, buscar ajuda de um oftalmologista pediátrico rapidamente. Assim veremos a meninada crescer com uma visão saudável, pronta para enxergar o mundo com todas as cores.

Dr. Rodrigo Fernandes
Oftalmologista
CRM 65641 | RQE 33003

Compartilhe:
Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?