Cirurgia para catarata: 3 motivos para aderir ao tratamento

Devido ao envelhecimento da população, a catarata é a doença ocular que mais cresce no Brasil. Dados na última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE, mostram que quase 30% dos brasileiros sofrem com o problema. Além disso, o estudo “As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), aponta que a patologia é uma das principais responsáveis pela cegueira mundial reversível.

De acordo com o levantamento, que se baseou em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 39 milhões de pessoas em todo o mundo perderam a capacidade de enxergar. Desse total, cerca de 12 milhões desenvolveram essa condição devido ao agravamento da catarata.

Portanto, cada vez mais a cirurgia para catarata é um assunto que precisa ser discutido e explicado. Afinal, o procedimento é o único tratamento realmente eficaz para a resolução do problema.

No artigo de hoje, vou mostrar quais são os três principais motivos para aderir ao tratamento cirúrgico e como ele funciona.

O que é a catarata?

A catarata é uma lesão ocular que afeta o cristalino, considerada uma espécie de lente que fica atrás da íris do olho. Com a lesão, essa lente acaba se tornando opaca, levando ao embaçamento da visão A evolução da doença pode levar à cegueira reversível, já que a opacidade permite que os raios solares entrem em contato com a retina, responsável pela formação de tudo o que enxergamos.

Geralmente, o primeiro sintoma é justamente essa percepção de visão embaçada. Porém, sinais de visão dupla, sensibilidade à luz e dificuldade para dirigir ou ler também podem acontecer.

Como é o tratamento?

O melhor e mais eficaz tratamento para solucionar o problema é o procedimento cirúrgico. Com os avanços técnicos da medicina, a cirurgia para catarata tem se tornando cada vez mais rápida (com duração média de 30 minutos) e segura. O sucesso é garantido na maior parte dos casos.

O procedimento, realizado com anestesia local, faz a substituição do cristalino comprometido por uma lente artificial, que é feita sob medida e de acordo com a curvatura da córnea do paciente. A alta acontece logo após o fim da operação, não é necessária internação e a recomendação é de que se evite movimentos bruscos e a inclinação da cabeça.

Nos dias seguintes, a recuperação do paciente segue com a aplicação de colírios e pomadas, que são receitadas pelo oftalmologista para afastar o risco de qualquer tipo de inflamação.

Por que fazer a cirurgia para catarata?

Além de voltar a enxergar com nitidez, a cirurgia para catarata também pode oferecer vantagens sociais, físicas e psicológicas ao paciente.

1. Aumento da longevidade

Além de melhorar a visão, a cirurgia para catarata pode aumentar a longevidade em idosos. Segundo um estudo publicado no periódico científico JAMA Ophthalmology, o procedimento reduz os riscos de morte provocado por acidentes e também por doenças cardiovasculares e pulmonares, por exemplo.

Isso acontece porque com a capacidade de enxergar restabelecida, as pessoas acima de 60 anos conseguem se mover melhor e fazer mais exercícios físicos, contribuindo para a saúde do pulmão e coração. Além disso, o risco de quedas e outros tipos de acidentes também são reduzidos com a melhora do contraste visual.

2. Melhor qualidade do sono

A opacidade que a catarata confere à visão impede a percepção normal da luz e altera a produção do hormônio responsável pela regulação do sono. Com a cirurgia, a capacidade de absorção de luz é restaurada e o paciente tende a voltar a produzir o hormônio que induz ao sono de forma normal, melhorando a qualidade do descanso durante as noites.

3. Independência

Atividades simples do dia a dia, como ler, dirigir, usar o celular e ir ao mercado, acabam sendo comprometidas pela manifestação da catarata. Com a correção cirúrgica, o paciente passa a ter de volta a possibilidade de fazer todas essas coisas de novo, sem depender de outras pessoas.

Lembre-se que é importante visitar o oftalmologista para tirar todas as suas dúvidas, fazer os exames de rotina e tratar possíveis doenças oculares. Afinal, a saúde dos olhos não pode deixar de fazer parte da sua rotina de cuidados.