Nosso Blog

6 sinais de que sua visão não vai bem

Com certeza a ultima vez que você visitou o oftalmologista foi para checar o grau dos seus óculos ou lente de contato. Ou você nunca nem foi ao oftalmologista. Afinal, você acha que não tem nenhum problema de vista. Acertei?

Mesmo a visão sendo considerada um dos principais sentidos do corpo, 34% dos brasileiros nunca visitaram uma clínica de oftalmologia, segundo o Ibope. Claro que há sempre o fator social envolvido, mas se você é uma das pessoas que negligenciam deliberadamente a avaliação oftalmológica, saiba que problemas oculares vão muito além de miopia e astigmatismo.

Aproveite que hoje é o Dia da Saúde Ocular, fique atento para alguns sinais que podem estar presentes no seu dia a dia indicando que a sua visão não vai nada bem e que está passando da hora de marcar uma consulta. Confira a seguir.

Dor de cabeça

Você sofre com dores latejantes, perto das sobrancelhas ou atrás dos olhos? Isso pode ser um grande sinal que você pode estar com problemas para enxergar e até mesmo para se concentrar.

O uso excessivo de eletrônicos também pode ocasionar a dor de cabeça, causando a famosa fadiga ocular.

Tontura e enjoo

Dependendo do grau da miopia, astigmatismo ou hipermetropia, é possível sentir tonturas e até enjoos. Os sintomas são provocados pelo esforço dos olhos em ajustar a imagem vista sem nitidez, devido ao erro refrativo.

É comum ocorrer também em pessoas acima de 40 anos por perda de elasticidade do cristalino. A sensação de tontura pode indicar, ainda, glaucoma em estágio avançado.

Dor nos olhos

A dor latejante e aguda pode ser um sintoma de que seu olho está inflamado e esse sintoma não pode ser ignorado! Pode ser sinal de uma infecção, olho seco e até mesmo (de novo ele) o glaucoma.

Glaucoma é uma lesão no nervo óptico causada, na maioria das vezes, pelo aumento da pressão intraocular. A doença é uma das mais comuns em idosos. 

Dificuldade de enxergar no escuro ou na luz

Algumas pessoas têm mais sensibilidade à luz do que as outras e já estão até familiarizadas com os sintomas de cansaço nos olhos. É possível amenizar com alguns hábitos simples, como piscar mais vezes, descansar os olhos a cada 20 minutos em frente às telas e fazer exercícios de fisioterapia ocular.

Agora, se o problema for não enxergar bem no escuro, pode ser algo mais sério como miopia, cegueira noturna e até catarata.

Manchas persistentes

Um dia você enxerga mancha, no outro não e ela acaba começando a fazer parte da sua vida. Mas é preciso avaliar. Há vários tipos de manchas que podem acometer sua visão e esse problema pode estar relacionado a Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI), descolamento da retina, hemorragia vítrea, entre outros.

Visão oscilando

Você vê claramente e em poucos segundo você enxerga embaçado? Esse é um sintoma comum e pode ser causada por astigmatismo não corrigido, olho seco e até mesmo alto nível de açúcar no sangue.

É importante entendermos os sinais do nosso corpo e cuidar muito bem dos nossos olhos, que interferem muito na nossa qualidade de vida. Caso você apresente algum desses sintomas, procure um atendimento oftalmológico.  

Compartilhe:

Tudo sobre Glaucoma e Maio Verde

Glaucoma. Não adianta fechar os olhos! De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, em 2040 o glaucoma afetará cerca de 111,5 milhões de

Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?