Nosso Blog

5 Fatos sobre a Catarata

A catarata é a doença caracterizada pela perda da transparência do cristalino. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, representando cerca de 20 milhões de pessoas. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, surgem por ano cerca de 550 mil novos casos no Brasil.

1) Não são apenas os idosos que sofrem com a catarata: A catarata congênita pode atingir os bebês, que já nascem com a doença ou desenvolvem na infância. Estima-se que em 50% dos casos diagnosticados os bebês são filhos de uniões consanguíneas (entre parentes de primeiro e segundo graus, como primos). Apesar de ser uma doença rara, é preciso acompanhamento médico para um diagnóstico precoce.

2) A catarata se desenvolve lentamente: Ela é uma doença silenciosa, onde os sintomas aparecem aos poucos. O primeiro sinal é a dificuldade da luz chegar à retina, o que causa dificuldade na visão. O principal sintoma é a visão embaçada.

3) Ela não afeta todo olho: A catarata se desenvolve no cristalino, a lente natural do olho. Geralmente essa lente se torna opaco e envelhecida com o passar dos anos.

4) A catarata pode se desenvolver em apenas um olho: Em alguns casos, a catarata pode afetar apenas um olho, geralmente por causa de algum trauma (acidente doméstico, por exemplo). Porém, o mais comum é que ela seja bilateral, ou seja, se desenvolva nos dois olhos.

5) A cirurgia é a forma de tratar a catarata: Através da cirurgia, é possível remover o cristalino e substituí-lo por uma lente artificial, que devolve a qualidade na visão do paciente.


Não perca tempo! Agende sua consulta com nossos especialistas.

☎ (34) 3256-6300 | (34) 3256-6375
📱 (34) 9 9869-7469 | (34) 9 9977-6300
📍 UMC Centro Clínico | Rua Rafael Marino Neto, 600 – Jardim Karaíba | Salas 232 e 233

Compartilhe:

Tudo sobre Glaucoma e Maio Verde

Glaucoma. Não adianta fechar os olhos! De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, em 2040 o glaucoma afetará cerca de 111,5 milhões de

Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?