Nosso Blog

5 dicas para escolher óculos de grau para crianças

É muito comum que os pais fiquem apreensivos quando descobrem que seus filhos precisam usar óculos. Na maioria das vezes, aspectos como o desconforto em relação ao uso do acessório e a adaptação da criança a essa nova realidade estão entre as maiores preocupações.

No texto de hoje, separei cinco dicas com o intuito de ajudar na escolha dos óculos de grau para crianças e mostrar como é possível tornar esse processo de adaptação menos complicado.

1. Tamanho do aro

É importante que o aro da armação se encaixe bem no rosto para que os óculos fiquem confortáveis na criança. Por isso, o ideal é que o tamanho do aro cubra todo o campo de visão, mas que a armação não sobre nas laterais, não ultrapasse as sobrancelhas (parte superior do rosto) nem encoste nas bochechas (parte inferior do rosto).

2. Ajuste das hastes

Com relação às hastes, é essencial que elas não deixem marcas nas têmporas nem causem desconforto atrás das orelhas, visto que isso é um sinal de que os óculos estão pequenos ou justos demais para o tamanho da cabeça da criança. Sendo assim, uma boa opção são as armações de silicone, que são mais flexíveis e se ajustam melhor a qualquer formato de cabeça.

3. Tipos de armação

Em relação aos tipos de armação, os materiais mais recomendados para os óculos infantis são o silicone, o Grilamid e a resina morfa termoplástica. Todos os três tipos são hipoalergênicos, flexíveis, leves, de fácil manutenção e limpeza, confortáveis mas resistentes ao mesmo tempo.

Já sobre os modelos de armação, os aros integrais, que contornam toda a lente, são os mais indicados para as crianças por serem mais seguros. Além disso, é recomendável evitar o uso do meio aro, uma vez que esse modelo é mais frágil e pode descolar a lente mais facilmente do que o aro integral.

Por último, é importante que os óculos de grau para crianças não tenham estruturas metálicas, pois esse material pode acabar atingindo o rosto e os olhos dos pequenos em situações corriqueiras de uma rotina infantil, como quedas ou impactos gerados por brincadeiras com bola, por exemplo.

4. Tipos de lentes

As lentes de óculos de grau para crianças precisam ser o mais resistente possível. Nesse sentido, as lentes Trivex e de policarbonato são as mais indicadas, porque são mais resistentes, mas ao mesmo tempo são leves e possuem proteção solar (UV). Já se o grau for mais alto, opte pelas lentes asféricas, pois elas ajudam a reduzir a distorção da imagem e deixam os olhos com aspecto mais natural.

5. Design

O design é algo que pode ajudar muito na adaptação dos pequenos ao uso dos óculos. Portanto, ao escolher um óculos de grau para crianças, procure por óticas que ofereçam um bom mostruário infantil, com modelos de armações variados tanto na questão de cores quanto de formatos.

Óculos de grau para crianças: dicas para adaptação

A primeira dica que pode ajudar no processo de adaptação da criança ao uso dos óculos é explicar que esse acessório não é algo ruim. Muito pelo contrário: ele vai contribuir para que ela consiga enxergar ainda melhor. Outra dica é deixar que os pequenos participem da escolha da armação, principalmente da cor e de algum acessório que talvez ela queira usar, como o cordão de silicone para não deixar que os óculos caiam com frequência.

Nos primeiros dias, caso a criança diga que não quer mais usar os óculos, busque incentivá-la mostrando a diferença da visão com e sem óculos. Além disso, reforce sempre o quanto ela fica mais bonita usando o acessório.

Esperamos que essas dicas, tanto para escolher os óculos de grau para crianças quanto de adaptação, possam ajudá-lo nesse processo com o seu pequeno. E lembre-se sempre que é importante levar as crianças regularmente ao oftalmologista e criar uma rotina de cuidado com a saúde ocular infantil, pois quanto mais cedo um problema de visão é descoberto, mais eficiente é o tratamento.

Dr. Rodrigo Fernandes
Oftalmologista
CRM 65641 | RQE 33003

Compartilhe:

Tudo sobre Glaucoma e Maio Verde

Glaucoma. Não adianta fechar os olhos! De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, em 2040 o glaucoma afetará cerca de 111,5 milhões de

Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?