Nosso Blog

4 razões que explicam a importância do check up oftalmológico

Os problemas de visão podem comprometer muito a vida das pessoas, principalmente no longo prazo. Doenças graves, como glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI), são capazes de levar a perda da visão quando não são diagnosticadas precocemente. Nesse sentido, o check up oftalmológico entra em cena como importante aliado na identificação desses e de outros distúrbios visuais o mais cedo possível.

Por isso, no texto de hoje vou mostrar 4 razões que explicam, na prática, porque você deve visitar o oftalmologista e realizar o seu check up anual. Confira!

1. Muitas doenças visuais são assintomáticas no início

Você sabia que muitos problemas visuais se desenvolvem silenciosamente e podem ser completamente assintomáticos no início? Doenças, como o glaucoma muitas vezes não apresentam qualquer tipo de sinal em seus estágios iniciais, o que acaba dificultando a percepção do paciente em relação ao que está realmente acontecendo com a sua visão.

E ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, boa parte desses problemas podem ser detectados em um simples exame de visão. Ou seja, não são necessários exames complexos para diagnosticá-los. Portanto, ir ao oftalmologista regularmente e fazer o check up é a melhor forma de identificar possíveis doenças ainda no começo e antecipar suas respectivas soluções o mais rápido possível, reduzindo os riscos de complicações.

2. Ajuda no diagnóstico de outros problemas de saúde

Além das doenças próprias da visão, o check-up oftalmológico também contribui para o diagnóstico de outras doenças, como hipertensão e diabetes. Muitas vezes silenciosas, essas patologias podem comprometer seriamente a visão quando as taxas de açúcar no sangue e os níveis da pressão arterial encontram muito elevados.

O exame de fundo de olho, por exemplo, permite avaliar a parte interna do globo ocular e o estado dos vasos sanguíneos. Caso eles se mostrem contraídos e estreitos, esse pode ser um indicativo de diabetes. Já caso eles apresentem qualquer tipo de hemorragia, pode ser um alerta para hipertensão. 

Logo, a visita regular ao oftalmologista pode contribuir para a identificação de outros problemas que acabam afetando a saúde da visão. Mas lembre-se: esse é apenas um indicativo. Para ter um diagnóstico preciso e exato, o mais indicado é consultar um profissional especialista em doenças metabólicas (no caso do diabetes) e cardiologia (no caso da hipertensão).  

 

3. Permite acompanhar o aumento ou diminuição do grau

Nem sempre o paciente que usa óculos para corrigir algum erro de refração, como miopia e hipermetropia, consegue perceber que as lentes precisam de alterações devido a mudanças de grau. Sendo assim, o check up oftalmológico também é muito importante para quem se encontra nesse tipo de situação, uma vez que ficar sem acompanhamento regular pode acabar aumentando o problema ao invés de solucioná-lo.

4. Contribui para a prevenção em todas as idades

Independente da idade, todas as pessoas precisam de cuidados com a visão. Por isso, é fundamental criar o hábito de fazer visitas regulares ao oftalmologista e incluir o check up oftalmológico na lista de exames de rotina.  

Na infância, por exemplo, esse tipo de prática pode contribuir para o diagnóstico precoce de problemas, como estrabismo e ambliopia (ou olho preguiçoso). Já entre os jovens, as consultas de rotina podem ajudar a identificar erros de refração, como astigmatismo e miopia, ainda no início. 

Entre as pessoas com mais de 40 anos, em que a probabilidade de ocorrência de doenças, como catarata e glaucoma são maiores, os exames do check up são fundamentais para descobrir e tratar esses distúrbios antes que eles comprometam seriamente a capacidade de enxergar.

Não ignore a importância do check up

A realização do check up oftalmológico não significa apenas a realização de um conjunto de exames, mas sim a possibilidade de ter uma avaliação completa da saúde da visão. Isso quer dizer que além dos testes, o médico também sempre leva em consideração as particularidades, os fatores de risco e o histórico de cada paciente com o objetivo de oferecer um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz.

Agora que você conhece as principais razões que justificam a importância do check up, não deixe de agendar a sua consulta.

Drª Paula Borges Carrijo
Oftalmologista
CRM 53336 | RQE 41855

Compartilhe:
Abra o Chat
Olá, como podemos ajudar?